domingo, 18 de março de 2018

O design e os sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar.


O design é uma profissão que percorre por diversos âmbitos das áreas artísticas, tecnológicas e comerciais de maneira tão extensa que é difícil definir seu campo de restrição. 

Vemos, ouvimos e sentimos o design nas antigas e novas tecnologias, nas embalagens e formas dos produtos e nos objetos essenciais para o dia-a-dia. O design se reinventa e se expande cada vez mais, estando em praticamente todos os lugares atualmente e estando em tudo desde uma ideia até a sua realização prática material e visual, ou seja, desdo desenho até a sua produção física assim por dizer. 

E justamente por isso o design está intrinsecamente ligado aos 5 sentidos que movem o ser humano: Visão, audição, olfato, tato e paladar. Mas todos os produtos desenvolvidos atendem a esses 5 sentidos no indivíduo? fato que são difíceis os produtos que atendem e estimulam todos os sentidos, mas é fato que a visão é um dos que está mais presente em nossa sociedade. O olhar é sempre a primeira porta de entrada da informação de qualquer objeto ou produto. Juntamente com a visão temos também o tato, tão presente quanto o primeiro e tão importante para a percepção e para a experiência do usuário quanto. 

Abaixo temos um vídeo sobre a nova tecnologia de realidade virtual capaz de mudar o nosso olhar sobre jogos e sobre oque podemos e não podemos fazer com uma imagem programada, além de Gadgets produzidos com o intuito de realizar maior imersão para o jogador. Esta tecnologia de realidade virtual também pode ser útil para uma causa maior como no campo da medicina por exemplo. 
(abaixo o Hardlight VR suit). 






É importante como designers observamos os sentidos como fatores que agregam aos produtos e idéias, pois estes estão diretamente ligados a nossa percepção do que é atraente e útil, sendo extremamente importantes na concepção e no aperfeiçoamento de nosso produto. E não apenas devemos focar na visão e no tato, os outros sentidos também são importantes para serem analisados dependendo das funções que estes irão desempenhar no produto, dependendo da situação em que estes estão cometidos. Como por exemplo, a audição. 

Abaixo temos a ideia de trazer uma nova perspectiva a escadas e como esta se relaciona com nós. Realizada pela empresa de carros Volkswagen, a cada degrau subido pelo indivíduo, um som especifico é emitido. Assimilando os degraus com notas de piano, resultando em uma experiência interativa, incentivando as pessoas a utilizarem as escadas comuns. Este projeto primeiramente foi apresentado por mim na aula de Objetos inteligentes, que por sua vez tem como tema a apresentação de vários projetos e idéias que se relacionam com as ideias dos 5 sentidos, apresentando objetos específicos feitos para deficientes e novas tecnologias interativas das mais diversas áreas profissionais.   





E por fim, Abaixo o designer Jinsop Lee se aprofunda um pouco mais sobre a importância dos 5 sentidos em um produto/projeto de design em sua palestra no TED:





Obrigado e até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

bla bla bla

bla bla bla